A Prefeitura de Choró luta para à criação do Curso de Arquivista pela Universidade Estadual do Ceará (UECE-Quixadá)
O município de Choró inova com a implementação da Política Pública Arquivista. A Secretária de Administração, Planejamento e Finanças, primeira-dama Lucicleide Jucá, tomou a iniciativa para à criação da Lei do Arquivo Público e do Arquivo Intermediário no município. Contudo, o município como muitos outros do estado do Ceará, sofre com a mas ausência de profissionais qualificados o que inviabiliza o projeto. Por isso é urgente a criação do curso de graduação em Arquivologia no Estado do Ceará.
Após a aprovação da Lei de criação do Arquivo Público e do Arquivo Intermediário no município em parceria com à Câmara Municipal, a Prefeitura de Choró luta para à criação do curso. A Secretária, Lucicleide Jucá, reforça à importância da criação do Curso de Arquivista pela Universidade Estadual do Ceará (UECE-Quixadá), tendo em vista a deficiência de profissionais capacitados na área.
O prefeito Marcondes Jucá ressalta o compromisso de lutar junto à instituição UECE, para que o mais depressa possível, o curso seja iniciado e que sem dúvidas será um grande ganho para os gestores do Ceará. O prefeito reforça ainda que irá sancionar o Projeto de Lei já aprovado na Câmara Municipal para à criação do Cargo de Arquivista: "com a parceria da Câmara Municipal, sem dúvidas caminharemos juntos para fortalecermos políticas públicas de organização e aperfeiçoamento da gestão de arquivos no município".
O Prof. Expedito Ximenes - Doutor em Linguística e Coordenador do Mestrado Interdisciplinar em História e Letras-UECE - relata que está tentando dialogar com a reitoria da UECE, sobre à criação do curso de Arquivologia. O mesmo destaca que a instituição tem a função e a missão de atender às demandas da sociedade. Reforçou ainda que à arquivologia é uma área muito útil, muito necessária para todos os administradores públicos, inclusive para às pesquisas quando se trata de arquivos históricos, preservação da memória do município.
O Sr. Igor José Filgueira de Sá Barreto, Arquivista na Prefeitura Municipal de Serra Talhada- PE, ressalta que os arquivos são de fundamental importância na construção de uma administração pública eficiente.
O Sr. André Ribeiro - Analista de Gestão Cultural e Especialidade em Arquivologia, parabeniza o prefeito Marcondes Jucá e a Secretária de Administração, Planejamento e Finanças, Lucicleide Jucá pelo esforço juntamente com a Câmara Municipal para à criação e aprovação da Lei Municipal. Destacou que o arquivo é uma parte muito sensível de toda administração, e que, se não tratar o arquivo de forma correta, acarretará na perca para o herário municipal. Por isso, é urgente a criação do curso de graduação de Arquivologia no Estado do Ceará.
A Lei 6.546/78, que dispõe sobre a regulamentação das profissões de Arquivista e de Técnico de Arquivo, a lei geral de arquivos, Lei 8.159/91, e a Resolução nº40 do CONARQ, com a finalidade de orientar os gestores, e consequentemente reforçar sua proteção, além de visar à eficiência na gerência documental e no tratamento técnico da informação, como forma de garantir o direito internacional de acesso à informação.
-Administração Municipal
-Secretaria de Administração, planejamento e finanças