Missão
- Formular e desenvolver a política municipal de saúde, fortalecendo as redes de atenção, com participação da sociedade, incorporando a tecnologia para promoção do cuidado eficiente, efetivo, afetivo e oportuno com equidade para a população.
Visão
- Ser reconhecida por promover ações e serviços públicos em saúde de maneira eficiente e comprometida com o bem-estar da população.
Valores
Ética;
Transparência na gestão;
Acesso universal à saúde;
Respeito aos direitos humanos;
Equidade;
Responsabilidade social;
Solidariedade humana;
Supremacia dos interesses da população.
Funções
Elaborar e manter atualizado o Plano Municipal de Saúde, em articulação com a Chefia de Gabinete e a Secretaria Municipal de Planejamento e Administração, com a participação da comunidade, e em conformidade com as diretrizes estabelecidas pelo Conselho Municipal de Saúde;
Efetivar os sistemas de controle e regulação dos processos e serviços municipais de saúde e dos sistemas de pactuação/contratualização de resultados;
Implementar os processos e serviços municipais de urgência e emergência nos componentes: pré-hospitalar, hospitalar e pós-hospitalar;
Atuar na gestão das estruturas operacionais de postos, ambulatórios, hospitais e dos recursos especializados de atenção e de vigilância em saúde municipal;
Gerir o Fundo Municipal de Saúde;
Programar, dirigir, executar e controlar todas as atividades relativas à saúde e higiene públicas, de responsabilidade do município, estabelecendos em consonância com os níveis estadual e federal.
Atribuições da Secretaria
Promover atividades relacionadas à regulação e à organização da atenção à saúde;
Gerenciar a rede de serviços de saúde, incluindo hospitais, unidades de saúde, postos de saúde, ambulatórios, entre outros;
Planejar, monitorar e avaliar as políticas públicas relacionadas à saúde, com o objetivo de garantir a eficácia e efetividade das ações desenvolvidas;
Desenvolver ações de educação em saúde, com o objetivo de promover hábitos saudáveis e prevenir doenças, além de informar a população sobre seus direitos em relação à saúde;
Atribuições do Gestor
Planejar, executar e avaliar os programas da área de Saúde, Vigilância Sanitária, Epidemiológica e Ambiental, Controles de Zoonoses e Saúde do Trabalhador;
Executar atividades administrativas, exercer o controle patrimonial, orçamentário e financeiro, e efetuar o planejamento das atividades anuais e plurianuais no âmbito da secretaria;
Gerenciar os recursos disponíveis para a área de saúde, incluindo recursos financeiros, materiais e humanos, a fim de garantir a eficácia e efetividade das políticas públicas desenvolvidas;
Estabelecer canais de comunicação com a população, divulgando informações sobre a situação da saúde na região, os serviços disponíveis e as políticas públicas desenvolvidas pela Secretaria de Saúde;
Desenvolver ações de educação em saúde, com o objetivo de promover hábitos saudáveis e prevenir doenças, além de informar a população sobre seus direitos em relação à saúde;
Planejar, monitorar e avaliar as políticas públicas relacionadas à saúde, com o objetivo de garantir a eficácia e efetividade das ações desenvolvidas;
Desempenhar outras atividades necessárias ao cumprimento das suas finalidades, bem como outras que lhe forem delegadas, dentre outras.