MODALIDADE: Educação Infantil e Ensino Fundamental
INEP: 23098392
HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO: A EEIF Francisco Gomes Damasceno, localizada na sede do distrito de Barbada, no município de Choró, S/N, telefone/celular 85 9 9633 7037, com CNPJ: 05.108.697/0001-32. A escola foi construída no ano de 1982 nas terras doadas pelo Sr. Nezor Bezerra Damasceno (in memorian) filho do Sr. Francisco Gomes Damasceno, nome dado à escola em sua homenagem.
Na época Barbada era pertencente ao município de Quixadá, na gestão do prefeito Renato de Araújo Carneiro e graças ao compromisso e a solidariedade do saudoso amigo Milton Jucá, que viu crianças estudando em uma sala precária, sentadas sobre rolos de arame farpado, era vereador e imediatamente elaborou um projeto pelo qual a escola foi construída. Contava com duas salas de aula, uma cantina, dois banheiros e uma pequena área.
As primeiras professoras foram Maria Marlucia Leôncio Oliveira e Lucia Maria Hortêncio Pimentel que no mesmo ano deixou à escola, ocupando seu lugar a professora Maria de Fátima Verçosa Damasceno, que também não concluiu o ano e a professora Marlúcia ficou com os 51 alunos até 1986, a partir de então Fátima Verçosa assumiu a turma.
Somente em 1997 na administração do prefeito Públio Jorge Matias Dinelly foi implantado o antigo ginásio começando com a 5º série que teve como professora Maria de Fátima Bezerra Crisóstomo (Fafá) No ano seguinte a escola recebeu as professoras Maria José Castelo de Souza (in memorian) e Maria Zulmira Bernardo Silvero, já haviam na escola turmas de 1º a 6º série, contudo, as aulas para a 5º e 6º eram oferecidas pela televisão. A escola teve um avanço muito grande em relação a alunos e a professores, a qualidade do ensino era notória. Em 1999 a Professora Maria de Fátima (in memorian), foi vítima de um C A que não teve cura e a escola perdeu-a, deixando-nos com muitas saudades. A professora Aila Bernardo substituiu Fátima Verçosa, passando a titular no ano seguinte. Muitos professores e funcionários trabalharam nesta unidade escolar, umas permaneceram outras não. Na referida escola foi lecionado educação de jovens e adultos, (EJ A), tempo de avançar pólo do 2º grau.
A demanda oscilou e atualmente a escola conta com 197 alunos sendo que 74 pertencem a Educação Infantil e 123 dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamenteal. No ano de 2018 a EEIF Francisco Gomes Damasceno foi a primeira escola do município premiada pelo SPAECE nas turmas de 2º e 5º. Sendo que a classificação do estado a escola ficou respectivamente em 19º e 144º lugar. O abastecimento de água é feito através de adutora do Projeto Estadual São José III, cuja fonte de abastecimento é do rio Cangati. A escola ainda não possui uma biblioteca formal, mas conta com um acervo de livros didáticos e paradidáticos. Atualmente, está acontecendo a construção de mais salas de aula, banheiros e uma sala de multimeios para atendimento aos alunos.