MODALIDADES DE ENSINO: Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. INEP: 23261315
BREVE HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO
A EEI Francisca Rodrigues Júnior, a qual recebe o nome da doadora, teve sua construção inicial no período de 1969 a 1971, na gestão do então prefeito de Quixadá José Linhares da Páscoa, a pedido de Dona Francisca Rodrigues que doou o terreno. O atendimento educacional iniciou-se com a oferta do curso de Alfabetização com as professoras Leocrice Bernardino e Fátima Augusto. No período noturno funcionavam aulas do Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL), com a professora Maria Júlia Cunha Bernardino.
Em 1974, assumia a Escola Francisca Rodrigues Júnior como professora, Dona Dolores que deu continuidade a alfabetização das crianças enquanto Dona Júlia Frade começou a lecionar para as séries seguintes. Em agosto de 1988, a professora Alcilene Sabino assumiu a escola até 1994. Após esse período, a escola já não comportava a demanda educacional, passando então a funcionar as séries iniciais na escola vizinha, Francisco Bernardino Filho (atualmente desativada).
Na segunda gestão do Prefeito Municipal de Choró (2001-2004), Sr. Públio Jorge Matias Dinelly, frente a ocorrência do desmoronamento da estrutura original da escola (1 sala de aula e uma cantina), realizou-se no mesmo local a construção de uma nova e maior sede para a referida escola, destinando-se apenas para o atendimento da Educação Infantil.
A Escola de Ensino Infantil Francisca Rodrigues Júnior, no ano de 2017, devido à falta de espaço na escola Francisco Secundo passou a realocar as turmas de 3º, 4º e 5º anos, funcionando assim, como escola anexa. Com o deslocamento das turmas também foram deslocados alguns professores efetivos para lecionar. Atualmente funcionam na referida escola a modalidade de Educação Infantil com 1 turma unificada e as turmas de 3º, 4° e 5° ano pertencentes a Escola Francisco Secundo.