MODALIDADES DE ENSINO: Educação Infantil, Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental.
INEP: 23.098.406
HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO
A Escola de Ensino Infantil e Fundamental Francisco Secundo teve sua construção iniciada por volta do ano de 1977, porém, as aulas só tiveram início no segundo semestre do ano de 1978. Está situada no espaço de um terreno doado pelo proprietário José de Oliveira Silva e recebe esse nome em homenagem ao pai do doador.
A construção se deu quando Choró ainda era distrito de Quixadá e foi construída uma sala de aula, uma cantina e um banheiro, porém, a inauguração aconteceu no segundo semestre de 1978, com turmas unificadas de 1ª a 4ª série primária, tendo no corpo docente duas professoras: Antônia Barbosa do Nascimento e Maria José Araújo do Nascimento, ambas responsáveis pelas turmas e pela escola. Após 2 (dois) anos, foi construída mais uma sala com o intuito de comportar melhor a demanda de alunos e, com isso ter um melhor aprendizado.
Atualmente a escola funciona dando assistência pedagógica a 197 alunos em dois turnos, sendo que desses, 47 estão alocados na escola anexa Francisca Rodrigues Júnior localizada em Veríssimo (funcionando no turno vespertino).
Vale ressaltar que no ano de 2011 a escola Francisco Secundo passou por uma ampliação, sendo construídas mais duas salas de aula, um laboratório de informática, cantina, depósito de estoque de merenda, almoxarifado, secretaria, diretoria, dois banheiros coletivos (feminino e masculino) e banheiro individual para funcionários, sendo reinaugurada em 25 de março de 2012, pelo então prefeito José Antônio Rodrigues Mendes e o Secretário de Educação Manoel Maciel de Queiroz. Já no ano de 2013 teve a construção de uma cisterna de dezoito mil litros (18.000), uma sala para o funcionamento da biblioteca e um espaço para a rádio escolar. Mesmo com a ampliação, o espaço não é suficiente para o funcionamento de todas as turmas e modalidades que temos, necessitando ainda da Escola Anexa.
A partir do ano de 2017 a EEIF Francisco Secundo passou também a receber alunos dos anos finais da EEIF Maria Amélia situada no mesmo Distrito e que devido ao baixo número de alunos, não pôde mais atender a essa modalidade de ensino.