CÚPULA DO GOVERNO E COMITÊ DE CRISE, ESTABELECEM EM REUNIÃO NOVAS NORMAS DE COMBATE AO COVID-19
DECRETO Nº. 006/2021 - DISPÕE SOBRE NOVAS MEDIDAS DE ISOLAMENTO SOCIAL E ESTABELECE MEDIDAS PREVENTIVAS DIRECIONADAS A EVITAR A DISSEMINAÇÃO DA COVID-19 NO MUNICÍPIO DE CHORÓ E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS
Aconteceu hoje, sexta - feira (19) no auditório da Secretaria Municipal da Educação, reunião com todo secretariado do governo municipal, para a discussão de novas diretrizes para o combate a infecção por covid-19. A reunião foi coordenada pelo Prefeito Marcondes Jucá, Secretária da Saúde Dra. Jamilly Paz, e equipe técina do Gabinete de Crise. Sobre forte debate e preocupação dos gestores municipais em torno do aumento de notificações, bem como da infecção e colapso das unidades de saúde pública no sertão central, que mediante lotação, não conseguem mais ofertar leitos para tratamento de pacientes infectados no Sertão Central, evidenciada principalmente, pelo período carnavalesco, o que levou a Secretaria da Saúde a adotar medidas mais restritivas de isolamento social, com base no Decreto Estadual Nº. 33.519 de 19 de março de 2019, no qual medidas atualizadas estabeleceu o toque de recolher no Estado do Ceará, em reunião com Dirigentes da Aprece - Associação dos Prefeitos e Prefreitas do Ceará, o Governador Camilo Santana pediu a colaboração dos municípios cearenses.
Dessa forma o Prefeito Marcondes Jucá, Decretou Toque de Recolher, conforme Decreto Municipal Nº. 006/2021, onde segue a orientação do Governo do Estado do Ceará, tornando mais ásperas as medidas de isolamento social. Pelo novo texto institucional, até o dia 28 de fevereiro ficou proibida a circulação de pessoas entre 22:00 e 05:00 horas da manhã do dia seguinte, o comércio funcionará de segunda a sexta feira até as 20:00 horas, após só funcionarão aqueles que ofertem serviços essenciais, nos finais de semana restaurantes e estabelecimentos congeneres só poderão funcionar até as 15:00 horas, espaços públicos e privados de lazer ficam terminantemente fechados de modo a evitar aglomerações, também as aulas presenciais foram suspensas, ficou estabelecida ainda a implantação de barreiras sanitárias, o atendimento presencial no paço municipal fica suspenso, e os servidores públicos municipais trabalharão de forma remota, exceto aqueles que exercem atividades tidas como essenciais. Para prestar apoio na fiscalização e cumprimento do decreto foi acionada a vigilância sanitária, bem como solicitação de apoio e suporte da Polícia Militar (PM) e Polícia Rodoviária Estadual (PRE).
O município de Choró até hoje contabilizou 438 casos confirmados, 429 pacientes curados, 08 óbitos, 847 notificações, 09 casos suspeitos e 405 casos descartados. A última morte por complicações do covid-19 no município ocorreu em 18 de fevereiro e o município já conta com 259 pessoas vacinadas, entre idosos e profissionais da linha de frente de combate a pandemia. Vale lembrar que a taxa de ocupação dos leitos de UTI COVID da região do Sertão Central em 19/02 nas ultimas 24 horas já chega a 100% no Hospital Alberto Feitosa em Tauá e 97,50% no Hospital Regional de Quixeramobim.